30 dezembro 2010

Rabanada Light

Esta foto não é minha, foi retirada do Google.
Hoje eu vou colocar aqui a primeira receita, que por incrível que pareça é light, pra pegar o embalo das festas de fim de ano.

Essa receita de rabanada light eu ganhei numa reunião dos Vigilantes do Peso em 2007, e lembro que fiz na época e ficou muito gostosa, arrisco dizer que até melhor do que a rabanada comum, pois fica menos gordurosa.

Ingredientes:

- 3 xic de leite desnatado misturado com adoçante (a gosto).
- 1 pão para rabanada (200g) de 1 ou 2 dias cortado em 12 fatias finas.
- 6 ovos com as gemas separadas.
- 4 col. de sopa de canela em pó misturada com 2 col. sopa de açúcar cristal.

Comofas:

- Pré aqueça o forno a 200 graus, unte levemente um tabuleiro antiaderente com gotas de óleo.
- Numa tigela grande junte o leite adoçado. Reserve.
- Numa batedeira bata as claras em neve. Acrescente as gemas e bata um pouco mais. Transfira para uma tigela funda e reserve.
- Mergulhe as fatias de pão uma a uma no leite até amolecerem levemente, passe no ovo batido virando uma vez. Espere escorrer um pouco. Arrume no tabuleiro em espaços regulares.
- Asse por 10-12 minutos virando na metade do tempo até ficarem cozidas e douradas. Se preferir, cozinhe em fogo médio numa frigideira antiaderente levemente untada. Vire uma vez para que doure dos dois lados.
- Na hora de servir, polvilhe na canela misutrada com o açúcar.

Rende 12 porções.

Observasõa:

Eu nunca tentei, mas imagino que pode ser feito com pão integral também, fica mais light ainda. :)

2 comentários:

Alê LiliuM on 3 de janeiro de 2011 às 11:38 disse...

Nath, a rabanada que minha mãe faz é da forma tradicional, frita, mas acho muito mais leve que essa, pois leva muito menos leite, açúcar e ovos. 6 ovos é muito absurdo! =/

para fazer um pão inteiro de rabanada, leva-se:
1 ovo
1 copo americano de leite
meia xícara de chá de açúcar

bata td no liquidificador, para não ficar com aquele gosto de ovo e leite..rs

separe uma travessa com esse liquido, corte o pão em fatias de 1cm e meio, molhe o pão e ESPREMA toda a vida! espreme msm, com cuidado pra não desfazer o pão...
em seguida, jogue no óleo da frigideira (tenha o cuidado de usar óleo vegetal, de girassol de preferência) mas não tanto óleo a ponto de mergulhar, não precisa...assim q estiver moreninha, retire e coloque no papel-toalha...troque o papel toalha bastante, até secar bem, e passe as rabanadas no açúcar misturado com canela (sacou pq não precisa de mto açúcar na mistura líquida?! pq já vai aqui)

o bom dessa rabanada é q ela fica sequinha, não fica molenga mto menos grudenta! delícia! ;)
(eu não como de mais ninguém, só essa da mamãe..rs)

Natasha De Rose on 3 de janeiro de 2011 às 11:41 disse...

É, eu pelo menos via minha vó fazendo rabanada numa frigideira cheia de óleo... eu achava muito enjoativo, essa eu gostei por ser de forno... no natal que vem vou tentar fazer essa receita da sua mãe mas no forno rsrs.

Acho legal cada um compartilhar seu jeito de fazer as coisas, a gente troca experiências XD /o/

Postar um comentário

 

Receitineas da Nath Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template