06 janeiro 2011

Quando tudo da errado - De torta alemã para Bolo de baunilha com cobertura de Merengue Italiano

Hoje o post vai ser um pouquinho maior, pois eu vou contar como a criatividade pode salvar, principalmente quando somos iniciantes na cozinha. (tipo eu rs) Aqui o resultado final:


Agora vamos ver como essa receita mudou de torta alemã pra esse bolo de baunilha com cobertura de merengue italiano:

Tudo começou quando eu decidi fazer uma torta alemã, é fácil de fazer, leva só maizena, chantilly, leite e a cobertura, inclusive, espero postar aqui algum dia a receita desse doce, que é o meu preferido.

Bem, fui fazer o chantilly do jeitinho que ensinei aqui. A diferença é que eu usei creme de leite light sem saber que não dava pra fazer chantily... ele simplesmente não cresceu e eu entrei em desespero... antes da minha avó me falar que o chantilly não cresce com creme de leite light, eu adicionei mais manteiga, coloquei até açúcar de confeiteiro, pois tinha lido em algum lugar que o que fazia crescer o chantilly era a gordura da manteiga. Me ferrei, o negócio ficou todo empelotado e eu tive que bater no liquidificador.

Foi nessa hora que a minha avó me contou pq deu tudo errado, e falou pra eu adicionar um pouco de maizena pra ver se ele criava uma consistência. Coloquei uma colher de maizena e nada aconteceu de muito diferente.

Nessas alturas, eu já tinha desistido de fazer a torta alemã, guardei o resto dos ingredientes e pensei em fazer um doce mesmo. Misturei gelatina sem sabor com água quente, joguei na mistura, coloquei uma lata de leite condensado, corante rosa e bati no liquidificador. Então coloquei na geladeira, torcendo pra endurecer e ficar bom.

Passaram umas quatro horas, e aquilo só ficou um pouquinho duro em cima, por dentro ficou um creminho muito, muito doce e com consistência de leite condensado:


O pessoal aqui em casa se deliciou todo, mas eu ainda não estava satisfeita. Lá pra meia noite, tomei um banho e pensei em fazer um brigadeiro rosa mesmo. Peguei toda aquela mistura, levei ao fogo com uma colher de manteiga e fiquei misturando até engrossar. Ficou assim:


Ficou muito melhor, mas continuava muito doce pra comer assim sozinho. Foi aí que eu tive a idéia de fazer um bolo e usar o creme como recheio, e foi o que eu fiz hoje.

Pro bolo, eu usei um saquinho com uma mistura pra bolo de baunilha da marca Vilma, que a sogra da minha irmã mandou pra mim. Foi facinho de fazer, só seguir as instruções, não levava nem manteiga, era só colocar a mistura na batedeira com leite e ovos. Foi o que eu fiz, e depois misturei com as claras em neve e levei ao forno por 50 minutos pré aquecido na temperatura de 180 graus.

Enquanto isso, me preocupei com a cobertura, que foi a receita de um merengue italiano que eu peguei pela internet:

Ingredientes:
4 claras de ovos batidas ao ponto de neve
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água fervendo

Comofas:
- Ferver numa panela pequena o açúcar até que ele caramelize.
- Jogar a água quente, tomando cuidado pra não se queimar.
- Mexer bem, até que os grumos se dissolvam.
- Para ver se já está bom, coloque um pouco de água fria num pires e pingue uma gota da calda. Se você conseguir pegar a gota, é porque já está bom. Fica tipo um puxa-puxa, bem grudentinho mesmo.
- Misture com as claras em neve numa batedeira até ficar bem misturado.
- Empregue.

Mas na hora de fazer esse merengue, também notei que só tinham três ovos, ficou mais escuro do que devia e mais doce do que devia, e ainda sobrou muita cobertura. Da próxima vez que eu fizer, vou fazer só metade dessa receita.

Ao tirar o bolo do forno, cortei ele no meio, e dividi que nem um sanduíche, colocando o creme rosa todo por dentro, e depois fechei:

Achei tão gracinha assim rs. parece um mega casadinho.
Então foi só cobrir com o merengue:


Acabei de provar e ficou uma delícia... minha avó gostou também, vamos ver o que o resto da família vai dizer... mas achei legal a minha capacidade de adaptar as receitas. Tudo bem que no caso da calda, ela acabou levando um monte de ingrediente desnecessário e acabou ficando mais gordurosa do que deveria... Mas eu ainda quero minha torta alemã! :/

Só malhando muito pra sobreviver dentro do meu peso fazendo essas receitas... Sem contar que as pessoas aqui em casa são tão vorazes que eu geralmente como só um ou dois pedaços das receitas que faço.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Receitineas da Nath Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template